La obra de Friedrich Ludwig Jahn: aportaciones al movimiento olímpico moderno
Palavras-chave:
educación, Olimpismo, deporte, gimnasia artística, Siglo Ilustrado.Resumo
El objetivo del presente trabajo es analizar la vida y la obra de Friedrich Ludwig Jahn, situando su figura en la Alemania de finales del siglo ilustrado y principios del XIX, y valorando sus aportaciones al Olimpismo moderno. Su trabajo se desarrolló en toda Alemania a través de un inmenso movimiento asociado a la práctica física y a la afirmación de la identidad nacional, constituyéndose en una importante referencia para todos los movimientos físico-deportivos posteriores, como es el caso del Movimiento Olímpico Moderno.
Downloads
Referências
Atzmanninger, G. 150 Todestagvon F.L. Jahn. Wien: Eigene Publikation des Österreichischen Turnerbundes, 2002.
Diem, C. Historia de los Deportes. Vols. I y II. Barcelona: Edit. Caralt, 1996.
Durántez, C. Pierre de Coubertin y la Filosofía del Olimpismo. Madrid: Comité Olímpico Español, 1995.
Jahn, F.L.; Eiselen, E. Die deutsche Turnkunstzur Einrichtung der Turnplätze. Zum Gedenkenandie Eröffnung des ersten Turnplatzes auf der Hasenheide vor 150 Jahren. DTB. Frankfurt am Main: Wilhelm Limpert Verlag, 1961.
Langlade, A. y R. de Langlade, N. Teoría General de la Gimnasia. Buenos Aires: Stadium, 1970
Slabý, R.J; Grossmann, R. y Illig, C. Diccionario de las lenguas española y alemana. Tomo II: Alemán-Español. 5ª Edición. Barcelona: Editorial Herder, 1999
Zoro, J. Images de 150 Ans d’E.P.S. Paris: Edition Amicale E.P.S.Paris, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores que têm publicações nesta revista aceitam os seguintes termos:
a. Os autores conservarão os seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação da sua obra, que estará simultaneamente sujeita à Licença de Reconhecimento Creative Commons que permite a terceiros partilhar a obra desde que o seu autor e a sua primeira publicação nesta revista sejam indicados.
b. Os autores podem adoptar outros acordos de licença não exclusiva para a distribuição da versão publicada da obra (por exemplo: depositá-la num arquivo telemático institucional ou publicá-la num volume monográfico), desde que seja indicada a publicação inicial nesta revista.
c. Os autores são autorizados e encorajados a divulgar o seu trabalho através da Internet (por exemplo, em arquivos telemáticos institucionais ou no seu website) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações do trabalho publicado. (Ver O Efeito de Acesso Aberto).